7 dicas de Marketing Digital para a crise em 2016

Em tempos de crise, eu me sinto mais motivado para falar de MARKETING! Você deve estar vendo no noticiário, todos os dias empresas mandando, 100, 200, 500 funcionários embora, mas já viu quem eles estão mandando embora? Bom, não é departamento de marketing, nem reduzindo a publicidade, as grandes marcas nunca reduzem verbas de marketing, porque sabem que o Marketing é a estratégia, a alma, onde se cria a demanda, mas a maioria das empresas nem investe em Marketing… e quando vem a crise, o telefone para completamente.

1 – Para que serve seu banco de dados?

Toda empresa tem uma ficha de cadastro, seja em um sistema ou em uma ficha de papel, mas o que fazem com essas valiosas informações? Deixa adivinhar: nada! São dados, apenas dados !!!! para eu que sou do Marketing é um pote de ouro, ali esta seu maior ativo, você pode achar que é seu equipamento, um curso que fez, uma promoção! Mas não, seu maior ativo é essa lista, que você nunca fez nada! Um cliente novo custa 10 vezes mais caro do que um cliente que já existe, e sua lista esta ai parada????

Então pegue essa lista e vamos trabalhar nela!

Você precisa falar com seus clientes! Fique tranqüilo, não vai ligar para cada um, mas pense, porque você não manda cartão de aniversário, para os melhores clientes? Qual o custo de uma ação como essa? Não precisa mandar para todos, mas os melhores pelo menos, aqueles que tem chance de retornar, ou que podem indicar seu serviço, enfim. Deixar essa lista parada é muito ruim e uma falha enorme!

O que fazer?

  • Coloque numa planilha, organize, por nome, região, data, etc.
  • Coloque data de aniversário
  • Se tiver e-mail melhor ainda, se não tiver, comece a recolher a partir de hoje
  • Envie SMS e E-mail para os aniversariantes

Obs: É chato receber mensagem de aniversário da Vivo, mas do seu médico, dentista, loja preferida, não é chato! É super agradável, porque seus clientes gostam de você! Muitos profissionais não sabem, mas os clientes são seus fãs, respeitam e gostam do seu trabalho, então uma mensagem será bem vindo! É diferente de uma propaganda barata, uma mensagem pessoal vale ouro meus caros! Acreditem em mim…

2 – Tenha um E-mail Marketing

Muitos vão pensar: “E-mail marketing?, eu odeio receber e-mail marketing!”, eu também odeio, mas eu não estou falando de um e-mail marketing promocional, estou falando de um e-mail marketing personalizado, um e-mail direcionado, escrito pensando no seu público alvo, com informações relevantes, que podem ser úteis, dedicar algumas horas para escrever um e-mail funciona muito bem! É comunicação direcionada de qualidade! Um e-mail das lojas americanas não é capaz disso, mas o seu e-mail é.

3 – Tenha uma fanpage no facebook

Vou ser bem sucinto aqui, no Brasil são 89 milhões de usuários do Facebook , 47 milhões ativos todos os dias, as pessoas ficam mais conectadas pelo Facebook do que na internet! Publicidade no Facebook é direcionada, você escolhe o Bairro, idade, sexo, estado civil, empresa, formação, etc, e faz a publicidade para o publico certo, no lugar certo na hora certa! Melhor que isso não existe e mais, você defini o orçamento! Gasta quanto desejar e puder!

4 – Tenha um site Mobile

O número de smartphones no Brasil ultrapassou o número de Computadores de Mesa (Desktops) e Notebooks, as vendas cresceram 35% no ano passado e o acesso a internet no Brasil é na maior parte pelo Smartphone, se seu site não abre em um smartphone, você está com sérios problemas, quer mais? O Google mudou o algoritmo, sites que não abrem para smartphones serão punidos e perderam relevância nas buscas.

5 – Tenha um site atualizável e com link para redes sociais

Bom, se você não tem um site atualizado, não tem fanpage, ninguém vai saber da existência do seu negócio! É para isso que serve essas ferramentas de marketing, para divulgar seus serviços, seu produtos, novidades, promoções, etc. 

6 – Invista em ADWORDS!

Adwords são aqueles anúncios do Google que aparecem quando você faz uma pesquisa. Você deve estar se perguntando, e isso funciona? SIM FUNCIONA! As pessoas usam sim! Até porque 90% da receita do Google vem de publicidade! Tenho clientes que investem 60 mil reais no Google por ano! Sim 60 Mil e o retorno é garantido!

Um Centro Médico que prestamos consultoria e gestão de Marketing investe 24 mil no Google por ano, e obtêm por dia em média  6 pacientes que vem através da internet. Faz a conta, a consulta em média é de R$ 100,00, no ano são R$ 216 mil reais de consulta, com um investimento de 18 mil, acho que é um bom negócio.

7 – SEO – BUSCAS POR PALAVRAS CHAVES

De cada 20 pesquisas no Google 1 é sobre saúde, sintoma de doença, informações sobre profissional de saúde, dúvidas sobre convênios, dúvidas sobre remédios etc. Se o seu site aparece nas buscas para as palavras chaves corretas! Seu Telefone volta a tocar!

Como investir em SEO? Tenha um site otimizado, conteúdo de qualidade, criação de conteúdo constante, links com redes sociais e uma estratégia de comunicação!

Como saber quais palavras chaves as pessoas buscam?
Veja neste site:  https://www.google.com.br/trends/?hl=pt-BR